em Arapongas , paraná

em londrina, paraná

Dislipidemia

Nesta página você encontra respostas e comentários gerais às dúvidas mais comuns sobre Dislipidemia em crianças. É importante salientar que tais respostas não substituem uma consulta à endocrinologista pediátrica.

Dra. Mariana Schimidt Evangelista

O que é Dislipidemia?

A dislipidemia é caracterizada por níveis anormais de lipídios (gorduras) no sangue, incluindo colesterol e triglicerídeos.

Isso significa que esses lipídios estão desregulados, podendo estar elevados ou diminuídos em relação aos níveis considerados saudáveis.

As dislipidemias são importantes porque podem aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e outras complicações de saúde, mesmo em crianças.

Quais são os sinais de Dislipidemia em crianças?

Na grande maioria dos casos, as dislipidemias não apresentam sintomas visíveis. No entanto, em alguns casos, podem ocorrer sinais como depósitos de gordura na pele, conhecidos como xantomas.

É importante fazer exames de sangue regularmente, especialmente em crianças com fatores de risco, para detectar dislipidemias antes que causem complicações.

O histórico familiar e a obesidade são os principais fatores de risco para essa condição.

Como saber se meu filho(a) tem Dislipidemia?

Para saber se seu filho tem dislipidemia, o primeiro passo é realizar uma consulta médica com um pediatra ou endocrinologista pediátrico.

Durante essa consulta, o médico avaliará a saúde geral da criança e seu histórico familiar, observando fatores que possam aumentar o risco de dislipidemias.

A dislipidemia é identificada pela dosagem dos níveis de lipídios no sangue: colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos.

Atualmente, recomenda-se que o exame seja realizado em crianças de 2 a 8 anos com fatores de risco, como obesidade, diagnóstico de diabetes ou que tenham pais com histórico de doença cardíaca ou colesterol alto; Toda criança entre 9 e 12 anos de idade (antes da puberdade).

Se você tiver mais perguntas sobre o assunto, não hesite em perguntar!

Quais são os principais fatores de risco para Dislipidemias na infância?

Os principais fatores de risco para dislipidemias na infância incluem:

👉 História familiar
👉 Obesidade
👉 Dietas ricas em gorduras e industrializados
👉 Sedentarismo
👉 Doenças endócrinas como hipotireoidismo, diabetes
👉 Uso de medicamentos, como corticoides

O diagnóstico precoce de dislipidemia possibilita intervenção e diminui o risco de doença cardiovascular no futuro.

Os bons hábitos da vida adulta podem ser construídos ainda na infância.